Jundiaí, Sexta-Feira, 3 de Dezembro de 2021




Nome do terreiro:

Templo de Umbanda Oxumaré e Caboclo Luar da Mata

Fundado em:

04/01/2006


Dia de giras: Sábados
Número de filhos de santo: 20
Número de frequentadores: 40

Raíz/Origem:

O Templo de Umbanda Oxumaré e Caboclo Luar da Mata (TUOCLM) foi fundado no dia 4 de janeiro de 2006. Suas primeiras instalações foram nos fundos de uma residência na rua Várzea Paulista, 473, Vila Agrícola, Jundiaí. Em 4 de agosto de 2007 mudou para o número 420, na mesma rua. Em 2010, nova mudança, no dia 16 de outubro, para a rua Lupércio da Silveira Pupo, 177 – Jardim Planalto. Agora, desde o dia 4 de julho de 2015, estamos no atual endereço, rua Ana Néri, 72 – Vila Aparecida – Jundiaí – SP. 

A missão em abrir o terreiro foi dada pelo Baiano Severino Caculé, Entidade que trabalha com o Babalorixá Salvador Maria, presidente do Templo de Umbanda Caboclo Flecha Ligeira, localizado no Jardim Estádio, em abril de 2005. E a casa seria uma homenagem ao Orixá Oxumaré.

 Era um momento delicado, pois o nosso fundador, Babalorixá Edivaneis Gomes Ferreira da Silva, estava com a saúde debilitada e no mês seguinte descobriu que estava com câncer no pulmão e estômago.

 Pai Salvador, quando foi informado visitou nosso fundador, que tinha iniciado a quimioterapia, e disse que ele iria se curar e juntos entrariam na Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, na Bahia. E isto aconteceu em 2 de fevereiro de 2007, dia das comemorações a Mãe Iemanjá, na capital bahiana.

 A Corrente Mediúnica é formada por alguns amigos que iniciaram a caminhada na religião há mais de 18 anos e hoje são os responsáveis pela condução dos Trabalhos Espirituais. Com a abertura da Casa, outros amigos vieram somar e contribuir no atendimento espiritual.

 O objetivo da Casa, conforme orientação do Preto Velho “Vô Bento”, é o de auxiliar na cura espiritual e principalmente instruir sobre a religião. E para manter este compromisso com a espiritualidade, desde o início de 2009, foi implantado o “Cantinho do Acolhimento”. As pessoas que frequentam a nossa Assistência passam por uma entrevista, em que fazemos também orientações e o acompanhamento do tratamento e conselho das Entidades do nosso Congá. O segundo passo foi a realização de cursos com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos médiuns e de pessoas interessadas em compreender a ritualística adotada pelo Templo.

Importante frisar que estes cursos são com base da ritualística desenvolvida no TUOCLM. Cada Casa tem à sua maneira de trabalhar e instruir os seus frequentadores. Devemos lembrar sempre que Deus é um só e existem várias maneiras para louvá-lo.


Calendário de casa(festas anuais):

Janeiro

Dia 27 - 11ª Festa de Oxóssi

 

Abril

Dia28 - 12ª Festa de Ogum

 

Maio

Dia 12 - 12ª Festa de Pretos e Pretas Velhas

Dia 26 - 12ª Festa de Ciganos e Ciganas

 

Junho

Dia 23 - Festa de Baianos e Baianas

 

Julho 

Dia 21 - Homenagem a Nanã Boruquê 

Dia 21 - Festa de Boiadeiros

 

Agosto

Dia 11 - Homenagem a oxum

Dia 11 - Homenagem a Obaluaê

Dia 18 - 6ª Noite do Caldo

Dia 25 - Homenagem a Oxumaré

 

Setembro

Dia 29 - Festa de Cosme e Damião

 

Outubro 

Dia 06 -  Homenagem a Xangô

 

Novembro

Dia 02 - Terço do Vô Bento - Em memória dos falecidos

 

 


Complemento:

É expressamente proibido no Templo de Umbanda Oxumaré e Caboclo Luar da Mata:

Comentários maldosos sobre qualquer pessoa do Terreiro, tanto da Corrente Mediúnica quanto da Assistência. Não estamos aqui para julgar e sim ajudar; Intrigas, fofocas, ou seja, qualquer atitude que possa trazer fluídos negativos; Se preocupar com a vida dos outros. Cada um deverá se preocupar com sua própria conduta dentro do Terreiro, deixando para os Zeladores (Pais espirituais) a preocupação com todos. Será bem vindo ao Templo às pessoas que possam aprender três qualidades fundamentais da Nossa Religião: Humildade, Respeito e Caridade.


Nome da liderança:

Babalorixá Edivaneis Gomes Ferreira da Silva

Jornalista
Tempo de iniciação: 13


Email:

tuoclm@gmail.com

Endereço: R. Ana Neri, 72 - Vila Aparecida, Jundiaí - SP, 13218-420, Brasil
Babalorixá Edivaneis Gomes Ferreira da Silva (liderança do terreiro)

foto do local


localização da casa:
R. Ana Neri, 72 - Vila Aparecida, Jundiaí - SP, 13218-420, Brasil




Associação União Beneficente e Cultural das Comunidades de Terreiro de Jundiaí e Região
E-mail: contato@uniterreiros.com.br